quinta-feira, 24 de abril de 2014

Trabalho de artes-Barroco,Rococó na Europa,Arte Colonial,Neoclassicismo,Romantismo,Barroco no Brasil(contexto histórico,artístico,ideológico e filosófico)


Barroco

CONTEXTO HISTÓRICO:O Barroco corresponde à segunda etapa da Era Clássica, iniciou-se no fim do século XVI, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII. O movimento surgiu como uma forma de reagir às tendências humanistas, tentando reencontrar a tradição cristã. 
Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha o poder econômico. O Estado absolutista se consolidava, esse sistema era voltado para atender às necessidades da burguesia. 
O século XVII foi marcado pelos reflexos das crises religiosas, essas ocorreram no século anterior, dentre as quais se destacam a Reforma Protestante e a Contra-Reforma.
CONTEXTO ARTÍSTICO:O Barroco é a arte da Contra-Reforma, o que explica a complexidade dos artifícios da forma e das ideias deste movimento artísticos, e contraste com a sobriedade e o equilíbrio do estilo renascentista. Então o barroco estava em todo um contexto neoclassicista  ,que o antecedeu, com artes voltadas á ideias iluministas.

IDEOLOGIA:A ideologia do Barroco é fornecida pela Contrarreforma. Em nenhuma outra época se produziu tamanha quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. As obras de arte deviam falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles. A arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração.

FILOSOFIA:O pensamento do homem barroco era o conflito entre o “eu” diante de uma avalanche de questionamentos, impulsionados por filosofias humanistas, que contrastam com a sociedade teocentrista medieval que antecede a época. 
A Reforma e a Contra reforma deixam o homem em um “Xeque-mate” entre divino e humano, fé e razão, o que é refletido na arte da época. 
 A filosofia do homem eram as dúvidas, os questionamentos, as incertezas e principalmente o conflito interior entre o espiritual e os desejos da carne visto que para a igreja tudo era pecado.
                       


Rococó na Europa

CONTEXTO HISTÓRICO:Com os problemas do cotidiano, muitos artistas procuravam na arte, amenizar as situações conflitantes do seu dia a dia. Eles a faziam para a sociedade rica da época, que se preocupavam muito com a ornamentação dos espaços. As obras foram se distorcendo com a morte de Luís XIV, século XVII, na França, momento em que a aristocracia pagava e protegia os artistas para atender às suas necessidades.

CONTEXTO ARTÍSTICO:Rococó, do francês “rocaille” que significa concha, é a fase do Barroco compreendida entre 1710 e 1780, quando os valores decorativistas e ornamentais são exaltados tanto pelos artistas quanto pelos apreciadores da arte. Houve a expressão de sentimentos  agradáveis e a procura do domínio da técnica de uma execução perfeita. Teve início na França, no século XVIII e difundiu-se a seguir por toda a Europa. As cores fortes no Barroco são agora suaves e de tom pastel e as linhas retorcidas ficam de lado e há a busca de formas mais leves e delicadas

IDEOLOGIA:A arte rococó, surgiu na Europa Ocidental do século XVIII, onde mudanças vinham ocorrendo nas áreas política, econômica, religiosa e ideológica. 
O rococó foi fruto desse século, onde as críticas iluministas aos ideais absolutistas não somente no campo político e econômico, mas também nas artes, provocaram o surgimento dessa arte um pouco tradicional e um pouco moderna (como toda arte). 
Para alguns, o rococó foi à fase final do Barroco, o chamado Barroco Tardio, para outros, foi uma arte nova, porém com alguns traços barrocos .

FILOSOFIA:A filosofia Rococó era a de "aproveitar ao máximo o que a vida oferece". Foi um período baseado nos prazeres profanos da aristocracia francesa. Seus retratos ao contrário do Barroco, eram ao ar livre, com muita luz. Este estilo começou na arquitetura e continuou nas artes, nas pinturas, nas esculturas.



Arte Colonial
     
CONTEXTO HISTÓRICO:Toda a obra artística produzida no Brasil, durante o período em que o país permaneceu como colônia de Portugal pode ser definida como Arte Colonial. De modo geral, a arte classificada como colonial brasileira é aquela produzida entre os séculos XVI e XVII, com destaque para a Arquitetura e decoração de interiores. Então o contexto histórico é o Brasil como colônia de Portugal.

CONTEXTO ARTÍSTICO:As pinturas e esculturas desse período eram feitas por padres e jesuítas, seguindo o estilo Maneirista. A partir do século XVII começou-se a utilizar o estilo que ficaria mais associado ao tipo de arte empregado na decoração de igrejas de todo Brasil colonial, o estilo Barroco.

IDEOLOGIA:A arte religiosa, assume grande expressividade nesse período. Com o intuito de catequizar os índios, e manter os preceitos da igreja católica, os portugueses construíram várias igrejas replicando àquelas que existiam em Portugal.

FILOSOFIA:Caracteriza-se pela sua inspiração nos temas tratados pela Segunda Escolástica portuguesa. A filosofia era “salvar” os indígenas num processo de “humanização”, pois os tratavam como verdadeiros animais. E já que os padres foram os primeiros à introduzir a arte colonial, o teocentrismo também era o objeto de inspiração.








Neoclassicismo

CONTEXTO HISTÓRICO:O período neoclássico teve inicio mais ou menos no ano de 1808 ao final do século XIX, com a vinda da família real ao Brasil.  O Rio de Janeiro, naquela época não estava preparado para receber a grande quantidade de nobres acostumados com a moda europeia e com hábitos de morar mais requintados.  A partir de então vários edifícios públicos e privados começaram a ser construídos e foram seguindo o estilo neoclássico.  Na época a construção de alguma edificação em algum estilo já era uma novidade, pois no período anterior o colonial não se percebia preocupações estilísticas na edificação desse período. 
CONTEXTO ARTÍSTICO: Esta arte nasceu em Itália pelos vestígios da antiguidade clássica que vai servir de modelo para esta arte; em França pelos ideias de Napoleão e na Grã-Bretanha pela indústria.
IDEOLOGIA:O neoclassicismo surgiu como reação à artificialidade do rococó e impôs como prática a simplicidade, nas linhas, formas, cores e temas, bem como o aprofundamento de ideias e sentimentos. Inspirou-se nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear, a abolição do claro-escuro. Para os escultores neoclássicos, a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega. No neoclassicismo, o espírito científico, racional e didático dos enciclopedistas do Século das Luzes associou-se ao mítico retorno à Natureza propagado por Rousseau. Para os artistas neoclássicos os conceitos de racionalismo e sensibilidade não eram opostos. A compaixão é própria das pessoas virtuosas e a temática neoclássica pretendia exaltar a virtude. Mas tal como a teoria mítica do bom selvagem provou ser utópica, também o foi um estilo que viu na Arte Clássica e nos heróis de Plutarco os modelos de perfeição a reinstalar no mundo.
FILOSOFIA:No neoclassicismo teve como filosofia o Iluminismo ou Filosofia das Luzes, que tinha como objetivo proporcionar uma melhoria na condição humana, libertando o humano de todas as formas de tirania, intolerância, superstição e fanatismo.





Romantismo
CONTEXTO HISTÓRICO: A chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, suscitou um amplo processo de urbanização da nova capital do Império Português. Com as modificações na paisagem carioca, a Colônia caminhava rumo à independência que se concretizou em 1822. Logo após, entre os anos de 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado politicamente marcado pelo autoritarismo de D. Pedro I. É nesse ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo, período de vasta produção literária, com vertentes na poesia, no teatro e na prosa. Traz as seguintes características: a ideologia burguesa; o subjetivismo e o sentimentalismo; a evasão; o nacionalismo, entre outras. Esse movimento tem seu marco fundador em 1836, com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães. 
CONTEXTO ARTÍSTICO:Nas artes plásticas, o Romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês Eugène Delacroix são os maiores representantes da pintura desta fase. Estes artistas representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, valorizavam as emoções e os sentimentos em suas obras de arte. Na Alemanha, podemos destacar as obras místicas de Caspar David Friedrich, enquanto na Inglaterra John Constable traçava obras com forte crítica à urbanização e aos problemas gerados pela Revolução Industrial.
IDEOLOGIA:Com o processo de industrialização dos grandes centros, houve um delineamento das classes sociais: a burguesia, com riquezas provenientes do comércio, e os operários das indústrias. Logo, a literatura do período foi produzida pela classe dominante e para a classe dominante, deixando claro qual a ideologia defendida por seus autores.
FILOSOFIA: Segundo  Rousseau, o questionamento diante da sociedade e da civilização, a ideia de que o homem nasce bom e virtuoso, sendo corrompido no momento em que se insere no sistema social conspiram para a elaboração da imagem do bom selvagem, do ser íntegro e primitivo que deve figurar como ideal para o homem corrompido pela sociedade. É nesse contexto que a visão otimista de mundo que apresenta uma natureza aberta e pronta para ser dominada, se contrapõe ao pensamento romântico, difuso que tende a provocar um “impacto emocional por meio de uma impressão geral em que a falta de nitidez une-se à valorização da essência instintiva da natureza.”



Barroco no Brasil
CONTEXTO HISTÓRICO: Os fatos históricos fundamentais da época foram a Primeira invasão holandesa, que ocorreu na Bahia, em 1624, e a Segunda, em Pernambuco, em 1630, que perdurou até 1654. As invasões aconteceram na região que concentrava a produção açucareira. A produção literária não foi favorecida nesse período, pois a disputa pelo poder no Brasil era evidente e chamava toda a atenção. O Barroco surgiu nesse contexto como fruto de esforços individuais, quando os modelos literários portugueses chegaram ao Brasil.
A arte que se desenvolveu com mais força foi a arquitetura, mas a partir da segunda metade do século as artes sofreram impulso maior. 
CONTEXTO ARTÍSTICO:estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. Fez sua aparição no país no início do século XVII, introduzido pormissionários católicos, especialmente jesuítas, que para lá se dirigiram a fim de catequizar e aculturar os povos indígenas, no contexto da colonização portuguesa daquelas terras vastas e virgens, descobertas pelos europeus há meros cem anos. Ao longo do período colonial vigorou uma íntima associação entre a Igreja e o Estado, mas como na colônia não havia uma corte que servisse de mecenas, como as elites não se preocuparam em construir palácios ou patrocinar as artes profanas senão no fim do período, e como a religião exercia enorme influência no cotidiano de todos, deste conjunto de fatores deriva que a vasta maioria do legado barroco brasileiro esteja na arte sacra..
IDEOLOGIA: O barroco é ligado a uma ideologia, que lhe empresta unidade espiritual, e essa ideologia foi fornecida pela Contra-Reforma.O barroco foi o estilo, a arte de atributos morfológicos adequados á expressão do conceito da  vida dinamizado pela Contra-Reforma em reação ao Renascimento, e de modo a traduzir--se em todas as manifestações artísticas, ao vestuário, da jardinagem, das festas.
FILOSOFIA: Caracterizada por certo pessimismo e angústia, aborda os temas do desconcerto do mundo, da fugacidade do tempo e da incerteza da vida, pautando-se ainda nas contradições do espírito. Exemplo: "Porém, se acaba o Sol, por que nascia? / Se tão formosa a Luz é, por que não dura? / Como a beleza assim se transfigura? / Como o gosto da pena assim se fia?"(“Inconstância das coisas do mundo”).

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